Comunidade Indígena Nova Esperança

A Comunidade Indígena nova Esperança fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no Rio Cuieiras, município de Manaus. A nova RDS é formada por partes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Esquerda do Rio Negro Setor Aturiá-Apuauzinho, e principalmente (85%) de partes do Parque Estadual (Parest) do Rio Negro Setor Sul.

É uma comunidade indígena do povo Baré. Possuem um restaurante comunitário administrado por indígenas, dois grupos de artesanato com especialidade na arte da marchetaria em madeira e fibras, além de possuir comunitários com quartos para locação. É a oportunidade de viver a experiência amazônica hospedando-se dentro de uma comunidade e vivenciando uma cultura ancestral.

Comunidade Indígena Nova Esperança
Quarto para hóspedes em casa da comunitária Gessiane Garrido.
Gessiane Garrido, empreendedora indígena.
Belezas naturais na comunidade indígena Nova Esperança.

ONDE SE HOSPEDAR

A empreendedora Gessiane Garrido da Silva possui uma casa com 3 quartos, o qual reserva dois destes para aluguel de temporada. O hábito já existe na comunidade, e esta residência é a mais nova a oportunizar a experiência de se hospedar e viver como comunitário em uma comunidade indígena tradicional. Há um banheiro comum da residência, café da manhã e a oportunidade de viver a margem do Rio Cuieras, dentro da Reserva de Desenvolvimetno Sustentável (RDS) Puranga Conquista. É sugerido que a comunitária anfitriã incentive ao hóspede a conhecer e vivenciar a comunidade, consumindo dos serviços dos moradores, como bares, restaurantes, dentre outros.

Gessiane Garrido

Telefone (+55 92) 98838-6900 (Whatsapp)

E-mail: gessiane.garrido94@gmail.com

Comunidade Indígena Nova Esperança

Manaus – Amazonas/AM

CEP 69049-993

 

 

EXPERIÊCIAS AMAZÔNICAS​

Restaurante comunitário

O restaurante possui capacidade para grupos de até 16 pessoas. É necessário reservar com antecedência, pois o cardápio a disposição varia de acordo com a disponibilidade de itens de pesca regional, como: tambaqui, matrinxã, jaraqui, dentre outros. Além de contar com guarnições e insumos produzidos na própria comunidade, como a salada de cubio. Os peixes são assados no moquém e seguem o rito sagrado dos espíritos da floresta. É administrado por Walmir Garrido.

CONTATO

Valmir Garrido

Telefone (+55 92) 9500-1205 (Whatsapp)

Comunidade Indígena Nova Esperança

Manaus – Amazonas/AM

CEP 69049-993

 

Grupos de Artesanato

 

A comunidade Nova Esperança possui destaque em duas produções artesanais que se complementam. De um lado há o grupo Surisawa, com foco na produção de artesanato em madeira proveniente de resíduos florestais, basicamente o que já está caído no solo da floresta. Essa atitude e preocupação com o meio ambiente é sagrada entre os povos indígenas. O trabalho é destaque na arte da marchetaria, com espécies de madeira bastante únicas da floresta amazônica. Parte da produção também envolve outras matérias-primas como cipó e outras fibras naturais. Um pouco afastado da comunidade, também é possível ter acesso aos trabalhos do artesão Célio Arago, mestre na arte da marchetaria e com peças também reconhecidas nacionalmente. Destaque para as arraias e demais referências da iconografia amazônica.

Joarlison Baré

Telefone (+55 92) 98836-1595 (Whatsapp)

E-mail: surisawamuraki@gmail.com

Comunidade Indígena Nova Esperança

Manaus – Amazonas/AM

CEP 69049-993

Célio Arago

Telefone (+55 92) 99207-1184 (Whatsapp)

E-mail: celio.arago@gmai.com

Comunidade Indígena Nova Esperança

Manaus – Amazonas/AM

CEP 69049-993

VIAGEM IMERSIVA "CONEXÃO BARÉ"

A Conexão Baré é uma viagem imersiva, interativa e online que conecta os viajantes virtuais aos indígenas da etnia Baré e possibilita a descoberta da sua cultura, enquanto apoiam a comunidade através da valorização de suas tradições e da geração de renda. Através dessa vivência, as pessoas podem descobrir sobre a etnia indígena Baré, conhecer o artesanato local e as pessoas que os produzem, visitar espaços da aldeia e assistir a preparação de uma comida típica. Tudo isso com a possibilidade de interagir com os indígenas, fazendo perguntas e aprendendo com seus conhecimentos.

A Conexão Baré é realizada pela nossa operadora turística parceira, a Braziliando. É um negócio de impacto social que tem como missão promover transformações positivas através de experiências de viagem autênticas e responsáveis.

CONTATO:

 

Conexão BARÉ - Braziliando

Site: https://braziliando.com/pt/experiencias/

E-mail: discover@braziliando.com

Aqui você pode preencher a ficha de interesse em participar da Conexão Baré: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoVICloPq7L57O8mESN1zpRsGPL4NMXHPoBJuYzKhpX1pvrQ/viewform