Comunidade Indígena
Três Unidos

Esta é uma comunidade dos Povos Indígenas Kambeba, etnia originária das fronteiras do Brasil com os países andinos. Com o tempo, migraram para a região do Rio Cuieiras, afluente do Rio Negro, distante 1h30 de lancha rápida da cidade de Manaus. Possuem um restaurante comunitário chamado Sumimi, administrado por mulheres indígenas, um grupo de artesanato chamado com especialidade no vestuário tradicional Kambeba, pintado manualmente com grafismos.

A Comunidade Indígena Três Unidos fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista. A nova RDS é formada por partes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Esquerda do Rio Negro Setor Aturiá-Apuauzinho, e principalmente (85%) de partes do Parque Estadual (Parest) do Rio Negro Setor Sul.

Comunidade Indígena Três Unidos
Equipe de Remo do povo Kambeba
Amanhecer no Rio Cueiras
Arco e flecha indígena

RESTAURANTE COMUNITÁRIO SUMIMI

O cardápio do Sumimi a disposição varia de acordo com a disponibilidade de itens de pesca regional, como: tambaqui, matrinxã, jaraqui, dentre outros. Além de contar com guarnições e insumos produzidos na própria comunidade. Os peixes são assados no moquém e seguem o rito sagrado dos espíritos da floresta. É administrado por Neurilene Kambeba. O restaurante possui capacidade para grupos de até 50 pessoas, com funcionamento a partir de 20 clientes. É necessário reservar com antecedência.

CONTATO:

Neurilene Kambeba

Telefone (+55 92) 99322-1083 (Whatsapp)

Comunidade Indígena Três Unidos

Manaus – Amazonas/AM

CEP 69049-993

POUSADA CANTO DOS PÁSSAROS

O empreendedor Raimundo Kambeba, da Pousada Canto dos Pássaros, possui uma casa a qual aluga 5 quartos. É a experiÊncia de viver por alguns dias em uma comunidade indígena tradicional na Amazônia, pertinho da capital, Manaus. Há dois banheiros comuns da pousada, café da manhã e a oportunidade de viver a margem do Rio Cuieras. No caso de grupos pequenos, é possível também almoçar e jantar na Pousada, com menu especial. Algumas atividades podem ser organizadas durante a sua estadia no local, como canoagem com kayake k2, arco e flecha tradicional indígena e banho de rio na bela praia em frente da pousada. Uma experiência única!

CONTATO:

Raimundo Cruz da Silva

Telefone (+55 92) 98521-2750 (Whatsapp)

Comunidade Indígena Três Unidos

Manaus – Amazonas/AM

CEP 69049-993

GRUPOS DE ARTESANATO

A comunidade Três Unidos possui também um segmento que impacta, consideravelmente, a experiência turística que é o artesanato. A produção local retrata a produção ancestral única dos artefatos, com destaque para as vestimentas Kambeba, bastante originais deste povo que possui a cultura das vestimentas com grafismos pintados a mão. Além disso, soma-se a produção de acessórios com sementes como tento, morototó, açaí e fibras. A produção é liderada por Dona Babá, matriarca e detentora dos saberes mais ancestrais das técnicas artesanais utilizadas na produção. É possível comprar os produtos durante as visitas a comunidade ou encomendá-las.

CONTATO:

Adriane Cristina

Telefone (+55 92) 99617-6218 (Whatsapp)

Comunidade Indígena Três Unidos

Manaus – Amazonas/AM

CEP 69049-993