TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

O turismo de base comunitária impacta vários setores da economia, compondo um rico processo de desenvolvimento sustentável. Isso fica evidente na capacidade de geração de emprego/renda e, principalmente, na melhoria da qualidade de vida das comunidades.

 

É um meio que valoriza e fortalece o sentido de coletividade entre os próprios moradores e a interação entre esses e os turistas. Essa troca de experiências promove um mergulho na realidade da comunidade. Proporciona uma conexão com a cultura, por meio da hospedagem nas pousadas ou casas; com a gastronomia; e com os hábitos locais. Esta interação permite com que o turista receba, de forma direta ou indireta, uma educação ambiental que reflete a importância da preservação e do respeito.

 

Diferente de outras modalidades de turismo, nessa a comunidade é a protagonista e o turismo se torna um instrumento de desenvolvimento humano. É importante destacar essa função de promover a sustentabilidade em todas as dimensões: a social, a econômica e a ambiental.

 
1/5